07 agosto 2015

Como eu venci a síndrome do pânico

  



Olá pessoal, tudo bem com vocês? Bom, hoje vim falar de um assunto sério e muito delicado para mim, que é nada mais nada menos que a "síndrome do pânico". Se você está passando por isso ou está apresentando algum dos sintomas que vou citar um pouco mais a frente eu quero te dizer que, não se preocupe pois eu já passei por isso e te entendo perfeitamente.


Alguns acham que não passa de frescura, ou que talvez nos queremos chamar a atenção, mas só quem já passou por isso ou está passando entende que não tem nada a ver com frescuras. 


Vou contar um pouco da minha história para vocês de como tudo começou. Primeiramente desde pequena eu era uma pessoa muito mais muito, muito tímida, tímida ao extremo, e fechada também, não me abria com ninguém, não tinha muitas amizades verdadeiras de fato, e as que eu tinha com o tempo eu perdia pelo fato de mudar de colégio, igreja,  etc.


 Eu guardava tudo para mim, e isso ia me consumindo com o tempo sem que eu me desse conta, e com o passar do tempo eu fui melhorando minha timidez mas não por completo. Na minha adolescência em torno dos meus 15 anos em uma viagem que eu fiz ocorreram algumas coisas que me fizeram ficar muito ansiosa, com um medo extremo, com vontade de querer voltar para casa na mesma hora em que eu cheguei naquele lugar, eu comecei a ter uma série de medos, e isso eu fui guardando ao longo da viagem.


Até que na viagem eu havia ido em uma feira e eu não havia comido nada antes de sair, e como a viagem era no interior e o sol lá era muito quente minha pressão foi abaixando, até que eu desmaiei no meio da feira, sim gente isso mesmo, e depois desse desmaio que eu tive lá eu comecei a apresentar uma série de sintomas que eu não entendia o porque de eu estar sentindo aquelas coisas, foi a época mais terrível para mim, pois todo lugar que eu ia eu ficava com medo de passar mal, de desmaiar novamente, eu sentia minha cabeça rodando, como se eu fosse enlouquecer.


Eu não podia ir em lugares fechados porque eu começava a ficar sufocada, minha vontade era de sair correndo, de fugir, era simplesmente terrível, eu tinha crises de choro, tremia, achava até que eu iria morrer, meu coração disparava, eu ficava em uma inquietação, eu ficava ansiosa  para poder voltar para casa pois eu achava que se eu voltasse pra casa aquilo tudo iria passar, eu iria ficar bem e tudo iria ser como antes, mas foi aí que eu me enganei, porque nada daquilo melhorou. 


 Foi aí que minha mãe se deu conta que aquilo estava me afetando, e que eu estava muito estranha, com isso ela me levou em um neurologista,  que em seguida me recomendou para uma psicóloga e foi aí que eu fiquei sabendo o que eu tinha "síndrome do pânico". 


A psicóloga começou a trabalhar isso comigo(sem medicamentos), controlar a ansiedade, pois a ansiedade faz gerar a síndrome do pânico, e com o tempo eu fui revertendo toda essa situação, dei a volta por cima e hoje estou aqui para dizer a você que está passando por esse mesmo problema que, você também pode reverter essa situação. E para quem não sabe o que é a síndrome do pânico leia abaixo alguns dos sintomas:



- medo de morrer;
-medo de perder o controle ;
-medo de enlouquecer;
-tonturas ;
-náuseas;
- sentimento de que algo terrível vai acontecer;
- corpo e mãos trêmulas;
-inquietação;
- medo de passar mal;
- ficar sufocado em lugares fechados;
-coração acelerado;
- formigamentos;
- sudorese , etc.

E se você não sabia, e está com esses sintomas, procure imediatamente um acompanhamento médico, pois se não for tratado isso pode acabar se agravando e acabar sendo mais difícil de reverter essa situação.  As minhas dicas para você que não sabe o que fazer nos momentos de crises são essas:


- se acalme, respire, tenta ocupar sua cabeça na hora em que estiver ocorrendo a crise. (cabeça vazia oficina do diabo) ;

-faça algo que você goste, se distraia com algo, e não tente lutar contra ou ficar desesperada, pois é pior ;

- tenha em mente que você já teve a crise antes e que sempre passa, uma hora ou outra ;

- pratique exercícios físicos, a atividade física ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade ; 

- pensamentos negativos atraem coisas negativas, então seja mais positivo (a);

Espero que eu tenha ajudado pelo menos um pouco e que você não desista, você vai conseguir superar isso, pois eu consegui. E para você que acha que é frescura, pesquise mais sobre o assunto, pois em vez de ajudar a pessoa que você ama, só irá fazer com que ela sinta mais dificuldade em reverter o problema. Qualquer dúvida deixe nos comentários, estarei respondendo cada um de vocês. Beijos e até o próximo post.

2 comentários:

  1. Olá, eu acmo muito legal da sua parte falar sobre esse assunto... sofro de uma breve Síndrome do Pânico e Depressão, e também tem sido muito difícil passar por tudo isso... Por isso achei que o post pode ajudar outras pessoas assim como eu. Espero que um dia supere tbm. Um super beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você vai sair dessa Manu , torço muito por você! bjinhos

      Excluir